Logo CPCON

Balanço Patrimonial – Conceitos Básicos

Balanço Patrimonial: Determinando a saúde financeira da empresa

Uma das principais atividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do Balanço Patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período ( geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano ). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente.

Balanço Patrimonial: Ativos, Passivos e Patrimônio Liquido

Inicialmente o balanço patrimonial é dividido em 2 categorias principais:

  • Ativos: consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Também constituem os ativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.
  • Passivos: Passivos compreendem as obrigações financeiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.

Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim o Patrimônio Liquido. Este que consiste na diferença dos Ativos ( positivos, relativos aos lucros e investimentos ) e dos Passivos ( negativos, relativos a pagamentos e dividas ), sendo assim o Patrimônio Liquido considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa. Este, também pode ser usado basicamente para re-investimento ( investimento na própria empresa, modernização, expansão das atividades ), pode ser transformado em reserva financeira ou então empregado para realizar novos investimentos financeiros e expandir os Ativos.

Subdivisão dos Ativos e Passivos

Assim como o balanço patrimonial pode ser dividido em Ativos e Passivos, estes também podem ser classificados em sub-divisões para facilitar os cálculos e estatísticas, para os ativos temos:

  • Ativos Atuais: todo o dinheiro e recursos que estão aplicados em fontes acessíveis tais como ações, titulos e contas bancárias. São recursos que facilmente ( ou de maneira relativamente facil ) podem ser convertidos em dinheiro no prazo de até 1 ano.
  • Ativos Fixos: itens relativos a patrimônio mais fixo e que podem ser mensurados em períodos mais longos, tais como terrenos, prédios, plantas industriais, veículos, máquinas, equipamentos e mobiliário.
  • Ativos de Longo Prazo: Consistem em fontes abstratas de recursos tais como direitos autorais, patentes e também títulos e ações que a empresa pretende manter por mais de um ano.

Para os passivos temos:

  • Passivos Atuais: Contas, notas, taxas, impostos e atribuições pagáveis mensalmente ou em períodos curtos. Entre estas atribuições mensais se destacando a folha de pagamento dos funcionários, a folha de pagamento dos fornecedores e os impostos.
  • Passivos a Longo Prazo: Todas as notas pagáveis em periodos mais longos tais como, hipotecas, pagamentos de contrato, alguns tipos de impostos e outros que vencem em um período superior a um ano

Com o pronunciamento CPC01, todo empreendimento deve rever seu balanço patrimonial afim de verificar o estado de suas depreciações para efetuar análises afim de verificar a possibilidade da Redução ao Valor Recuperável de Ativos.

Artigos Relacionados aos Temas: Balanço Patrimonial e Gestão Patrimonial

Balanço do Patrimônio e Gestão Patrimonial

A grande relevância oriunda dos processos de balanço patrimonial. As mudanças legislativas, as características e as responsabilidades em sua utilização.

Impairment, Considerações e definição

As desvalorizações por impairment, o correto controle do patrimônio e as estrtégias para a gestão patrimonial eficiente. Entenda de maneira geral, como todos es aspectos se correlacionam.

Impairment, Depreciação e Gestão Patrimonial

Os impactos da depreciação com a desvalorização por impairment, os empecilhos em sua ocorrência, as soluções perante a Gestão Patrimonial, e seu tratamento com o processo de Engenharia de Avaliações e o teste de impairment.

O Balanço e a Gestão Patrimonial nas Organizações

Aspectos relevantes do balanço patrimonial e suas características e relevância em sua utlização, e os benefícios perante a Gestão Patrimonial.

A Gestão Patrimonial Moderna

Aspectos singulares sobre a gestão patrimonial de âmbito moderno nas organizações de crescimento acentuado.

Comentários:

marco bouzon no dia 20/02/09 às 8:21 disse:

Iniciamos uma empresa em maio de 2008. Contratamos um contador e criamos um controle interno para certificar os números apresentados por este contador. Discordo dele na apresentação dos resultados. vamos imaginar para facilitar em um regime de caixa. A discórdia esta no estoque. pergunto eu ? Como devo lançar o estoque ? Meu pensamento . Imagine que mensalmente eu encerre essa empresa para apurar os resultados do mês. Eu não levo em consideração o estoque anterior pois no meu modo de pensar a empresa tera o caixas e bancos , estoque final e os imobilizados . Já ele pega o estoque inicial , soma as compras do mês e diminui o estoque final. No meu pensamento esta metodologia é para apurar custo de mercadoria vendida. Se é regime de caixa e paguei o estoque , já entra nas compras do Mês e só preciso saber a nivel de resultado quanto tinha no estoque. vocês podem me fazer algum comentário sobre o relatado.

A Contabilidade e a Gestão Empresarial Moderna | CPCON – Gestão Patrimonial no dia 04/03/09 às 12:46 disse:

[...] Elaboração do Orçamento: Utilizando dados contábeis, bem como dados relativos ao balanço patrimonial, pode-se produzir orçamentos muito mais precisos ( já que são baseados em dados reais [...]

Luiz Armando Vaz no dia 16/04/09 às 8:49 disse:

Empresa ME optante do SIMPLES com capital de R$ 5.000,00 é obrigado a apresentar balanço anual?

Depreciação Contábil – Conceitos Gerais | CPCON – Gestão Patrimonial no dia 14/07/09 às 12:40 disse:

[...] das características da depreciação contábil, é seu registro perante o balanço patrimonial. Sua descrição sendo computada como despesa do empreendimento de caráter operacional, ou mesmo [...]

Cassio Mendes no dia 18/07/09 às 7:42 disse:

No Balanço patrimonial onde fica a conta despesa e a conta receita? No ativo, passivo ou no patrimonio liquido.
Desde já agradeço,
Cassio.

Luis no dia 24/07/09 às 6:47 disse:

Ótimo texto explicativo sobre balanço patrimonial. Mas fico na dúvida sobre quais as contas do ativo e passivo são mais utilizadas numa empresa de construção civil.

Pronunciamento Técnico CPC 27 e o Tratamento Contábil para Ativos Imobilizados | CPCON – Gestão Patrimonial no dia 29/07/09 às 10:04 disse:

[...] Balanço Patrimonial e caracterização de ativo Imobilizado – Pronunciamento Técnico CPC 27 [...]

Gestão Empresarial, Patrimonial e de Seguros | CPCON – Gestão Patrimonial no dia 29/07/09 às 10:30 disse:

[...] necessitam de baixa. Todo o processo é estruturado, para garantir a confiabilidade dos dados no balanço patrimonial, e evitar a redundância de informação. Muitos empreendimentos utilizam sistemas de controle [...]

Gestão Patrimonial – Revisão de Taxas de Depreciação | CPCON – Gestão Patrimonial no dia 29/07/09 às 10:32 disse:

[...] Para documentar as necessidades da redução ao valor recuperável de ativos diante a mudança na lei 11.638/07, é necessário a realização do teste de impairment (impairment test, impairmant), também conhecido como teste de recuperabilidade, desta forma, munido do resultados dos testes é possível verificar os registros na contabilidade do valor do ativo em questão e o valor do mesmo no mercado, realçando a necessidade de redução verificado as diferenças. Tal verificação e atualização de dados é totalmente relevante e eficiente na Gestão Contábil devido ao auxílio eficaz no balanço patrimonial. [...]

Teste de Impairment e a Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Lei 11638 | CPCON – Gestão Patrimonial no dia 29/07/09 às 10:49 disse:

[...] o pronunciamento CPC01 e a mudança na lei 11.638, todo empreendimento deve rever seu balanço patrimonial e o estado de seus ativos de longa duração,  afim de verificar as  depreciações e a [...]

O Processo de Avaliação Financeira | CPCON – Gestão Patrimonial no dia 10/09/09 às 11:51 disse:

[...] interessante lembrar, que apresentar uma falsa avaliação financeira de uma empresa, um falso balanço patrimonial ou um falso laudo de avaliação de um bem são crimes, enquadrados em gestão fraudulenta ou [...]

O Processo de Avaliação Financeira | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 17/09/09 às 9:21 disse:

[...] interessante lembrar, que apresentar uma falsa avaliação financeira de uma empresa, um falso balanço patrimonial ou um falso laudo de avaliação de um bem são crimes, enquadrados em gestão fraudulenta ou [...]

A Relevância da Gestão Patrimonial | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 17/09/09 às 9:47 disse:

[...] das corporações, a necessidade de conciliação dos custos com o capital adquirido, garantindo um balanço patrimonial viável, e a possibilidade de investimentos para crescimento [...]

Gestão Patrimonial: Evitando Multas e Prejuízo Material | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 17/09/09 às 9:58 disse:

[...] nem sempre o registro adequado é realizado, e quando se torna necessária a realização de um balanço patrimonial ou então inventário físico de bens, tais tarefas devem ser realizadas de forma quase [...]

Gestão Patrimonial – Noções Básicas de Controle do Patrimônio | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 17/09/09 às 11:19 disse:

[...] como norma básica alguns aspectos relevantes a depreciação do Ativo Imobilizado. Diante referido Balanço Patrimonial, os Ativos Imobilizados contabilizados terão seu registro correspondente ao seu valor de [...]

Pronunciamento Técnico CPC 02 e os Efeitos das Demonstrações Contábeis | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 17/09/09 às 11:29 disse:

[...] em moeda estrangeira, deve-se tomar como base os que já vêm sendo praticados no Brasil. No Balanço Patrimonial esses valores devem estar atualizados com as variações cambiais reconhecidas pelo Regime de [...]

Pronunciamento Técnico CPC 08 e Custos em Emissão de Títulos | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 22/09/09 às 11:09 disse:

[...] suma o Pronunciamento Técnico CPC 08, no que tange a questão do Balanço Patrimonial, demonstra que todos os encargos financeiros, como os juros, as variações monetárias e cambiais [...]

Pronunciamento Técnico CPC 10 e o Pagamento Baseado em Ações | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 24/09/09 às 16:45 disse:

[...] os efeitos das transações de pagamentos com base em ações sejam refletidos no resultado e no Balanço Patrimonial da entidade contribuindo para uma melhor Gestão do [...]

leia no dia 28/09/09 às 11:26 disse:

Este conteúdo sobre balanço patrimonial será de grande valia, terá um ótimo uso ira me ajudar a entender melhor estes conceitos na matéria.

THAISA JUBIELLE DOS SANTOS no dia 04/11/09 às 20:41 disse:

Foi muito boa esta pesquisa sobre gestão e controle patrimonial, me ajudou muito, obrigada!

Inventário de Bens e o Controle Patrimonial | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 24/11/09 às 15:52 disse:

[...] O inventário físico de bens é caracterizado como o processo que consiste na contagem do bem “in loco”, que é a verificação das existências dos estoques e bens permanentes. As boas práticas de inventário permitem conhecer a composição qualitativa do patrimônio em determinado instante, bem como fornecer informações relevantes do mesmo para que seja possível processar a sua expressão qualitativa diante o balanço patrimonial. [...]

Gestão e Balanço Patrimonial | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 14/12/09 às 16:19 disse:

[...] forma empírica, o balanço patrimonial pode ser definido com o a demonstração contábil destinada a evidenciar, dentro de um período de [...]

Raul no dia 07/05/10 às 9:28 disse:

Ótimo texto explicativo sobre o balanço patrimonial e seus impacto nas empresas. Seria interessante a inserção de questões relativas a elaboração do balanço patrimonial, as normas a serem seguidas, as implicações legais na elaboração, os critérios e responsabilidades dos mesmos. Desta forma, auxiliaria também para aqueles que desejam prestar concurso público na área de gestão patrimonial, pois o conteúdo serviria de base para tal.

Desde já agradeço a disponibilidade do conteúdo apresentado, e aguardo novas publicações acerca do balanço patrimonial e sua importância na gestão das empresas.

Att. Raul

Maurício Andrade no dia 07/05/10 às 9:34 disse:

A equipe está de parabéns, acompanhei os demais artigos disponibilizados sobre gerência patrimonial e o conteúdo apresenta de forma objetiva as definições e responsabilidades de cada área de competência. Gostaria de acompanhar porteriormente mais notícias e artigos sobre a elaboração do balanço patrimonial, seguindo toda a sua metodologia, pois este tipo de informação não é bem detalhada e disponível na internet. Estou fazendo cursos detalhados na área, visando aperfeiçoamento, e futuramente pretendo prestar concurso público na área de gestão patrimonial.

Parabéns novamente pelo conteúdo.

M.Andrade

Tomás Rublio no dia 07/05/10 às 9:44 disse:

Possuo algumas dúvidas na elaboração correta do balanço patrimonial de meu empreendimento. Seria possível disponibilizar alguns exemplos do procedimento de como executá-lo de forma otimizada e correta seguindo os padrões legais? Pois acredito a elaboração incorreta do balanço patrimonial possa implicar em alguns empecilhos futuros para minha empresa.

Aguardo pelo apoio, e agradeço a atenção.

Tomás

Rogério Patrimonial no dia 07/05/10 às 9:49 disse:

Ótimo texto! é interessante destacar as diferenças entre os ativos do empreendimento e sua baixa contábil apropriada. Parabéns pelo artigo de Balanço Patrimonial!

Balanço Contabilidade no dia 07/05/10 às 9:51 disse:

Artigo muito bem elaborado, texto simples e objetivo, como deve ser os processos de balanço patrimonial.

Marcia A. C. no dia 07/05/10 às 9:59 disse:

Possuo algumas dúvidas referente aos processos patrimoniais:
- Elaboração correta do Balanço Patrimonial
- Dentro do processo de elaboração do balanço, os pronunciamentos do CPC a serem seguidos.
- Os impactos caso o balanço patrimonial não esteja corretamente atualizado, e o período, ou ciclo de períodos a serem contabilizados.
- Como elaborar retificações sobre um balanço patrimonial que conteha erros.
- Quais os profissionais habilitados a elaborar o balanço, e as responsabilidades legais dos mesmos.
Sou estagiária na área e preciso certificar certas informações na elaboração do balanço do patrimônio da empresa em que atuo.

Desde já sou grata,
Marcia

Antonio Habílio no dia 07/05/10 às 10:03 disse:

Obrigado pelas informações deste artigo, me auxiliou fortemente em minhas dúvidas sobre o Balanço Patrimonial e suas peculiaridades. Vou verificar os demais artigos, e tenho certeza que irei encontrar conteúdo rico, que irá me auxiliar ainda mais nos processos de Balanço Patrimonial.

ana paula no dia 12/05/10 às 20:59 disse:

0brigado! mas tenho uma duvida, ativo fixo é o mesmo que passivo exigivel?

Rui H. no dia 19/05/10 às 16:43 disse:

Olá para os mantenedores deste magnífico sítio da internet. Conteúdo rico e didático, que favorece os preceitos de balanço patrimonial aos quais me dedico. Ratifico a excelência da boa prática de gestão de patrimônios, que de forma singela necessita de correto balanço patrimonial

Leandro Simões no dia 25/05/10 às 8:45 disse:

Totalmente relevantes as dicas de balanço patrimonial oriundas deste site. Acompanhei demais artigos sobre patrimônio e pronunciamento CPC e estou satisfeito com o material apresentado. Sem mais, aguardo novas publicações sobre o impacto do balanço patrimonial nas empresas.

Roberta S. no dia 25/05/10 às 8:53 disse:

Muito bem explicado, amei o enfoque de balanço patrimonial adotado pelo autores do artigo. É o melhor conteúdo encontrado na web, o site é limpo, bem estruturado, permite interação com os usuários. Fatores imprescindíveis para que eu continue de volta!
Aguardo novas publicações sobre o balanço patrimonial nas empresas relativo aos pronunciamentos do CPC, e as mudanças legislativas.

jucelino joaquim no dia 08/06/10 às 19:21 disse:

Olá pessoal, é um prazer estar com vocês. A pesquisa sobre Balanço Patrimonial me ajudou muito, obrigado!

Marco no dia 05/07/10 às 13:47 disse:

Existe prazo para fechamento de balanço e publicação?

obrigado

Carlos Alberto no dia 29/07/10 às 19:51 disse:

Excelente matéria sobre balanço patrimonial!

José no dia 20/08/10 às 4:29 disse:

eu gostaria de saber, como criar um balanço? que tipos de documentos usariamos para a elaboração do balanço?

Como fazer a adequação ao IFRS ? | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 18/03/11 às 15:33 disse:

[...] da lei 11.638/07, temos descrito a necessidade que os empreendimentos tem em apresentar o balanço patrimonial juntamente com as demonstrações contábeis de 2010 a partir de 2011. Assim como foi feito no ano [...]

IFRS e a Normalização do Controle Patrimonial | CPCON – A Gestão Patrimonial Inteligente no dia 18/03/11 às 15:36 disse:

[...] abordados pela pela IFRS é justamente a questão do controle patrimonial, em especial, o balanço patrimonial. A padronização do controle e balanço patrimonial das empresas foi desenvolvido principalmente [...]

tatiane no dia 25/03/11 às 1:56 disse:

Estou fazendo um trabalho sobre balanço patirmonial, e nesse conteúdo encontrei tópicos bem útil.
obrigado…

Sebastiao de Oliveira Martins no dia 05/06/11 às 9:40 disse:

Sr. Diretor,
Bons os esclarecimentos sobre balanço patrimonial. Enriquecedor.

Osmar Pinto Fiúza Filho no dia 23/06/11 às 15:03 disse:

Eu nunca estudei contabilidade,estou fazendo uma matéria na faculdade de processos gerenciais,e estou tendo a oportunidade de pesquisar sobre o assunto,estas videoaulas é de grande importância para aumentar os conhecimentos.Parabéns pelo conteúdo das aulas.

Delton Santos no dia 04/09/11 às 22:39 disse:

Com relação ao pedido de consulta de Marco Boubon, eu entendo que no fechamento do balanço é so considerar o valor total do estoque, pois o estoque faz parte do ativo, não é isto?
A oscilação do estoque é normal, pois quando o estoque aumenta, normalmente também o passivo com fornecedores, não é isso?

isaias ferreira de carvalho no dia 09/02/12 às 18:59 disse:

Trabalho numa rede de super mercados e gostaria de saber os conceitos básicos iniciais para fazer um balanço de setores.

Alcides no dia 22/05/12 às 13:49 disse:

Gostaria de receber informações sobre Balanço Patrimonial.

Promissórias emitidas fica no ATIVO ou PASSIVO ?

ilsabete no dia 03/12/12 às 14:18 disse:

pesquisa boa

 

Compartilhe este artigo:

Agora você pode compartilhar todas as matérias da CPCON que você mais aprecia com seus amigos, através do Favoritos, Twitter e Orkut:

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

 

Deixe um comentário